Manel Cruz, é um cantor Português que utiliza os instrumentos quotidianos para fazer música. Um designer de produto, interessado por música, e “maker“, aceitou o desafio de projetar e construir um objeto sonoro ou instrumento musical não convencional para ser utilizado por
Manel Cruz para gravação em estúdio e para performances ao vivo.
Todos os instrumentos necessários para a realização foram construídos no Viva Lab, daí termos um papel importante neste projeto.
Ao longo do projeto, foram utilizadas várias técnicas e materiais não convencionais para a
construção de instrumentos musicais. Os protótipos e os vários modelos foram apresentados a Manel Cruz para serem avaliados conforme a sua versatilidade, experiência de utilização entre outros parâmetros que contribuem para a qualidade do instrumento.
O desenvolvimento deste projeto divide-se em duas partes, a primeira surge através de uma abordagem de “caixa orquestra“ sugerida por Manel Cruz. A segunda abordagem resulta numa evolução da primeira, onde são utilizados os materiais, texturas e mecanismos já testados e é redefinido o conceito da peça.
1. MalucoFone e outros projetos
O Precious Plastic fornece ferramentas que permitem a partilha de conhecimentos acerca dos conceitos básicos para a reutilização de plásticos, como a sua identificação do tipo de plástico, as suas propriedades e como proceder para a reutilização dos mesmos. Aqui no VivaLab não se cinge apenas a desenvolver ferramentas “físicas” para processar polímeros, mas também apresentamos uma série de modelos de negócio disponíveis gratuitamente no nosso website.
Devido à filosofia “Open Source” e ao constante crescimento da problemática do excesso plástico no nosso planeta, para o desenvolvimento deste projeto colaboramos e partilhamos conhecimento com a equipa “Precious Plastic”, sediada em Eindhoven/Holanda e partilha de conhecimento entre a equipa presente no nosso espaço. A introdução do “Precious Plastic“ a Manel Cruz foi feita e o músico detetou potencial neste conceito que visa a reutilização de materiais tão recorrentes no nosso quotidiano e tão desvalorizados.
O “Dutch Design Week 2019” captou o interesse por parte destes artistas e é um projeto que tem vindo aumentar devido à necessidade de redução de consumo de polímeros e à sua capacidade de reutilização.
Em Outubro de 2019, através do VivaLab, surgiu o convite por parte da comunidade Precious Plastic para visitar a Dutch Design Week na Holanda. A DDW expõe anualmente o trabalho de mais de 2600 designers, recebendo mais de 350 000 visitantes de todo o mundo, sendo o maior evento direcionado ao design do Norte. Nesta visita, entraram em contacto com grande parte da equipa Precious Plastic presente na Holanda onde foram desenvolvidas as várias versões Open Source das suas ferramentas. Para além da exposição de produtos produzidos através das suas ferramentas, conseguiram observar em antemão a quarta versão das máquinas “Precious Plastic“.
Foi um projeto interessante de ser desenvolvido no VivaLab e de extrema importância, juntos adquirimos conhecimento para pôr-mos em prática futuramente e mais uma vez, demos importância ao plástico, conseguindo lhe dar uma nova vida.
Tese relacionada com o projeto